Artigos

ZIKA: teu nome é Brasil

Com tanta zika no país não se sabe mais se a zika toma conta do país ou se esse é o país da zika. A verdade é que, no país da corrupção, uma zika a mais ou a menos, é só um detalhe. O mosquito das perninhas pintadas está na moda e divide as manchetes dos jornais com as outras zikas desse Brasil afora.

Mas a pergunta que cabe agora é: Como conter o avanço de um mosquito que está mostrando ao Brasil quem manda!? E nessa guerra, o inseto se tornou um gigante, que encontra nas mazelas de um país continental, as condições perfeitas para se reproduzir.

Figurando entre as 10 maiores economias do mundo, em 2011, o Brasil estava na miserável 112ª posição entre 200 países, no quesito saneamento básico, de acordo com estudo feito pelo Instituto ” Trata Brasil”. O índice de Desenvolvimento do Saneamento atingiu 0,581 , abaixo do verificado em países ricos da América do Norte e Europa, como também de algumas nações do Norte da África, Oriente Médio e América Latina, em que a renda é inferior ao da população brasileira. E esse é, exatamente, o nó da questão!

Décadas de baixo ou nenhum investimento em saneamento básico fazem com que nos vejamos invadidos por uma negra nuvem de zikas, dengues, chikungunyas, microcefalias… é o fim da picada! Que bom seria se fosse…

 

aedes-aegypti

 

Ana Villa Real

Jornalista formada pela UFC, Pós-graduada em Assessoria de Comunicação e coordenadora de jornalismo da TV União.


Veja mais.

 

 

Comentários



/Redeuniao

@redeuniaotv

@Redeuniaotv